Castelo de Grignan: Uma Jóia na Drôme, França

Visite o castelo de Grignan no departamento da Drôme, França.

Você que adora assistir filmes de época, que tal conhecer o Castelo de Grignan na França? Segundo o Ministério da Cultura existem cerca de 11.000 castelos oficialmente registrados. No entanto, há boatos de que o número real chega a 45.000. Impressionante, não é?!

Pois bem, quando a gente pensa em castelos na França, logo vem à mente a região do Vale do Loire. Mas, não podemos esquecer do departamento da Drôme, que abriga três monumentos dignos de roteiro turístico: o de Montélimar, o de Suze-la-Rousse e o de Grignan, que é a estrela do meu artigo de hoje.

Então, não perca essa oportunidade de viajar no tempo e imaginar-se vivendo no século XVII. Portanto, venha explorar comigo esse cantinho encantador na Drôme Provençale e transforme suas férias em uma aventura épica!

Os três principais construtores do Castelo de Grignan

Os primeiros registros sobre este château datam do século XI, especificamente de 1035, enquanto a sua evolução arquitetônica se estendeu ao longo de 800 anos. Três pessoas foram responsáveis por sua construção e reforma. 

No período renascentista, entre o final do século XV e o início do século XVI, destaca-se Louis Adhémar de Monteil. Ele herdou o castelo de seu pai e teve a missão de transformar a fortaleza em um palácio. 

Posteriormente, no século XVII, François Adhémar de Monteil, também conhecido como Conde de Grignan, desempenhou um papel importante. Genro da famosa Marquesa de Sévigné, ele foi responsável pela modificação do aspecto militar do castelo original com a construção da grande fachada renascentista. Durante esse período, o conde organizava diversos bailes, banquetes e peças de teatro, chegando a contratar sua própria trupe de músicos para entreter seus convidados.

Por fim, a última benfeitora do castelo foi Marie Fontaine, uma figura notável da era contemporânea. Em 1912, ela comprou o castelo e mandou reconstruí-lo, já que as autoridades revolucionárias o haviam destruído em 1793. Apesar dos seus esforços, a ala norte que leva a um bosque continua em ruínas por falta de recursos financeiros.

Marie Fontaine faleceu em 1937, aos 84 anos. Sem deixar herdeiros que se interessaram em dar continuidade ao seu trabalho. Assim, gradualmente, a propriedade foi abandonada até ser adquirida pelo departamento da Drôme em 1979. Somente no ano de 1993, consideraram o castelo um monumento histórico!

A presença da Marquesa de Sévigné

Grande parte da notoriedade desse château se deve à Marie de Rabutin-Chantal, ou melhor, Marquesa de Sévigné, uma mulher que fez da escrita sua arte. A renomada escritora de cartas manteve correspondência com sua filha, Françoise Marguerite, que era esposa do Conde de Grignan.

Suas cartas eram repletas de observações perspicazes e descrições vívidas que ofereceram um vislumbre da vida cotidiana e das intrigas da corte francesa do século XVII. Através das suas palavras, a história e o encanto do castelo foram preservados e celebrados, atraindo visitantes e estudiosos que desejam conhecer mais sobre esse importante período da história francesa.

Madame de Sévigné passou um total de quatro anos em três estadias no Château de Grignan. Em sua última visita, em 1696, ela faleceu.

A presença da Marquesa de Sévigné foi muito importante na história dessa castelo. Leia o post para saber o motivo.

Curiosidades sobre a arquitetura do Castelo de Grignan

O castelo tem um pátio superior, que fica em oposição ao pátio inferior em frente a fachada renascentista. Esse poço tem 45 metros quadrados de profundidade e servia de cisterna para armazenar água da chuva e abastecer todo o prédio. Além disso, para escoar a água da chuva foram criadas sete esculturas em formato de gárgulas, cada uma representando um dos setes pecados capitais. Essa técnica de drenagem da água é única dessa época e pode ser observada apenas no Castelo de Chambord.

Outro ponto interessante é a fachada sul, conhecida como François I. Ela possui ornamentos em forma de chamas na cobertura, que me lembram a chama olímpica. Atualmente, este local recebe espetáculos teatrais em algumas noites de verão.

Abaixo desse terraço na face sul, encontra-se a igreja colegiada de Saint-Saveur. Neste edifício estão os sepulcros tanto de Louis Adhémar e de seu pai, Gaucher, quanto a tumba da marquesa de Sévigné. O que se destaca nessa construção é que foi necessário obter autorização do papa para criar um terraço acima do teto da igreja, pois normalmente os templos católicos possuem um teto elevado para o céu.

Saiba algumas curiosidade sobre a arquitetura desse castelo. O que representam as gárgulas e os detalhes na cobertura do edifício.

O que esperar da visita

Atualmente, a propriedade está em reforma, e grande parte dela não está acessível ao público. Porém, a visita ainda é recomendada. A vista é simplesmente deslumbrante: ao oeste, você pode apreciar um magnífico campo de lavanda e um jardim labiríntico, enquanto ao sul se avista o imponente Monte Ventoux

Para ser honesta, a área externa do castelo, localizada no alto do vilarejo, já oferece um atrativo que vale a pena. Inclusive tive a sorte de ser espectadora do ensaio fotográfico de um casal de noivos!

Os quartos do Château de Grignan, que vão desde as salas de recepção até os apartamentos privados, são luxuosamente mobiliados e decorados. Durante a visita, você poderá admirar sofisticados trabalhos em madeira, uma imponente lareira, pinturas, tapeçarias e diversas obras de arte.

Por último, destaco uma sala que exibe três maquetes, ilustrando as diferentes fases da construção do castelo.

Quartos, lareiras, móveis...é muito luxo nesse castelo!
belíssima vista no alto do castelo.

Dicas práticas e importantes sobre o Castelo de Grignan

O castelo de Grignan está localizado no sudeste da França, a cerca de 1 hora e 10 minutos de carro da famosa cidade de Avignon. O château está aberto para visitação o ano todo, exceto nos dias 1º de janeiro, 11 de novembro e durante duas semanas nas férias de Natal. O horário de funcionamento é das 10h às 18h, mas em janeiro, fevereiro, novembro e dezembro, ele fecha uma hora mais cedo, às 17h. Se desejar compre os ingressos diretamente no site e evite ficar esperando na fila. 

Os ingressos têm os seguintes preços: dois euros para a visita apenas à área externa, oito euros para incluir a visita ao interior do castelo, e onze euros se você quiser um guia para acompanhá-lo. Crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita.

Agora, se você está com um bebê, aqui vai um toque: a entrada do castelo tem uns degraus até a bilheteria. E, atenção, carrinhos de passeio infantil não são permitidos dentro do castelo. Mas, fique tranquilo, porque eles oferecem um “canguru” gratuito, aquele suporte para carregar os pequenos com estilo. 

No que diz respeito à infraestrutura, fique tranquilo, pois há banheiros muito bem equipados e limpos, garantindo que você não passe por nenhum aperto!

Ah, e a cereja do bolo: a aldeia ao redor do castelo é um charme! Não perca a chance de se perder por suas ruas estreitas, e de aproveitar um almoço no Le Clair de la Plume, que possui estrela Michelin. Você ainda pode se deliciar com um sorvete de lavanda ou levar para casa um nougat saboroso. Essas experiências vão transformar seu passeio em uma memória inesquecível!

Se permita perder por entres ruelas da cidade de Grignan. Você vai se encantar!

Leia também sobre os seguintes passeios:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima