Au Pair na França: Passo a passo descomplicado

Se você sonha em morar na França enquanto aprimora seu francês e mergulha na cultura local, o visto de jovem au pair (chamado em francês de Jeune au pair) é a porta de entrada ideal.

 

Se você sonha em morar na França, o visto de jovem au pair (chamado em francês de Jeune au pair) é a porta de entrada ideal para aprimorar seu francês e mergulhar na cultura local.

O que é ser um Au Pair?

A expressão “au pair” tem sua tradução literal como “em par” ou “igualdade”. Em termos práticos, isso implica que o jovem participante do programa au pair irá viver temporariamente com uma família francesa, recebendo certos benefícios, enquanto, em troca, auxiliará na rotina e no cuidado das crianças da família hospedeira.

Quais são os requisitos para se tornar um au pair na França?

Segundo o site oficial da administração francesa (service-public.fr) o candidato deve preencher os seguintes requisitos:

a) ter entre 18 e 30 anos de idade; 

b) não ser um cidadão europeu;

c) ter uma nacionalidade diferente da família anfitriã;

d) apresentar um certificado que comprove o seu conhecimento básico na língua francesa ou que possua um nível de ensino secundário ou de qualificação profissional (no Brasil, seria respectivamente, certificado de conclusão do ensino médio e certificado de conclusão em escola técnica).

Observações

1. O site do governo não estipula exclusivamente a elegibilidade das mulheres para aderir ao programa. Portanto, implicitamente sugere-se que os homens também têm a possibilidade de se candidatar.

2. Outra questão relevante é a diferenciação entre os tipos de au pair presentes no mesmo site: um direcionado a cidadãos europeus (“stagiaire aide familial étranger”), e outro para aqueles sem cidadania europeia, simplesmente referidos como au pair. Essa distinção decorre principalmente da impossibilidade de exigir visto para indivíduos que possuam nacionalidade de um país membro da União Europeia. Consequentemente, alguns documentos não podem ser requeridos para esse último grupo.

Qual é a duração do período de acolhimento familiar?

O contrato pode variar entre 3 meses até 1 ano. No entanto, poderá ser renovado por até 1 ano, perfazendo a duração máxima de 02 anos. 

Quais as responsabilidades terei com a(s) criança(s)?

Esse programa de intercâmbio não se confunde com a função de baby-sitter nem de faxineira e nem de governanta. Em geral, as responsabilidades se restringem ao cuidado das crianças da família acolhedora. Exemplos práticos que podem fazer parte da rotina do au pair: brincar, preparar a comida, cuidar da higiene, ajudar com a lição de casa, levar e buscar na escola, organizar e limpar o quarto das crianças. 

Quais tarefas posso recusar a fazer?

O au pair pode recusar as atividades que não estão relacionadas ao cuidado das crianças e que vão além do acordo estabelecido. Em outras palavras, essa rejeição pode incluir serviços domésticos pesados, como limpeza extensiva da casa, ou atividades que estejam fora do escopo do seu acordo, como cuidar de animais de estimação da família sem o seu consentimento prévio. 

Ademais, o au pair não deve cuidar de crianças menores de 03 anos, idosos, pessoas com deficiência ou pessoas em situação de dependência. Essas proibições estão explícitas no contrato/formulário disponibilizado pelo CERFA (Centro de Registro e Revisão de Formulários Administrativos).

Quais os direitos terei na condição de au pair na França?

Os direitos do jovem au pair incluem:

a) mesada de 320 euros, no mínimo (essa retribuição financeira é chamada em francês de l’argent de poche – dinheiro de bolso)

b) alojamento e alimentação fornecidos pela família anfitriã

c) um quarto de, no mínimo, 9m² com uma janela

d) permissão para trabalhar com a família por até 25 h/semana

e) um dia de descanso por semana

f) inscrição no seguro social

g) abrir e manter uma conta bancária na França (com código IBAN)

O que preciso saber sobre a inscrição no seguro social?

O seguro social é de extrema importância, pois em caso de doença ou acidente, é por meio da seguridade social que você terá acesso a assistência médica necessária, garantindo assim sua saúde e bem-estar durante o período de estadia na França. 

Certifique-se que a família anfitriã te declarou na Urssaf em até 07 dias de sua chegada, pois o não cumprimento dessa obrigação pode acarretar problemas ao renovar o seu contrato e seu visto. 

Como au pair, é obrigatório estudar francês em uma escola?

Sim, uma vez que o propósito central de ser au pair na França é imergir na cultura local e adquirir fluência no idioma francês. Esta obrigatoriedade é evidenciada pela exigência de pré-inscrição (matrícula) em uma escola de idiomas com uma carga horária mínima de 10 horas semanais, conforme estabelecido no site oficial do Campus France Brasil.

Assim, antes mesmo de formalizar o acordo com a sua família acolhedora você já pode providenciar seu dossiê no site do Campus France Brasil com o fim de agilizar sua candidatura em uma escola de idiomas. 

Como encontrar uma família francesa participante do programa au pair?

Existem alguns sites especializados, entre eles o aupairworld.com e o bebe-nounou.com. Nestes sites você fará um cadastro e aguardar que alguma família te contacte. A partir daí será necessário muito diálogo durante as entrevistas e sinceridade entre os envolvidos. Tenha cautela e faça todas as perguntas necessárias. Não deixe nenhuma dúvida pairando em sua mente. 

Consegui uma família anfitriã e agora?

Assim que encontrar uma família do seu agrado formalize os termos através de um acordo conhecido como “Accord de Placement Au Pair”. Esse acordo é basicamente um formulário a ser preenchido e assinado pela família e validado pela Préfecture francesa. Em seguida, serão enviadas três cópias pelo correio. Com essas cópias em mãos, você também assinará e poderá solicitar o visto no consulado.

Quais os documentos devo apresentar no Consulado?

Os documentos são os seguintes: 

a) formulário de solicitação de visto 

b) 2 fotos 3,5 cm x 4,5 cm

c) passaporte

d) diploma

e) carta de motivação

f) pré-inscrição na escola com carga horária de 10 h/semana e por um período de mínimo 3 meses

g) certificado do nível de idioma

h) contrato assinado pelas partes

i) seguro com cobertura mínima de 30 mil euros pelo período entre a data da viagem e inscrição na Sécurité Sociale

Com o visto em mãos, estou autorizado a viajar para a França?

Sim, mas lembre-se de que no prazo máximo de 3 meses de sua chegada você precisará validar seu visto de longa estadia (conhecido pela sigla VST). Esse procedimento é simples e pode ser feito online.

5 comentários em “Au Pair na França: Passo a passo descomplicado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima