Safari Peaugres: Mais que um zoológico na França

Se você que conhecer um lugar especial na França, visite o Safari Peaugres, um zoológico safari que vai te surpreender!

Se você é fã de zoológico, o Safari Peaugres, situado no departamento da Ardèche, na França, é um lugar imperdível para explorar. Muito mais que um zoo comum, este parque oferece uma experiência de safári autêntica, permitindo uma imersão completa na natureza e entre os animais. Confira este post e descubra como embarcar nessa aventura selvagem!

Localização, horários e tarifas 

O Safari de Peaugres é um zoológico enorme na França, com 80 hectares e mais de 1200 animais de diversas espécies distintas. Localizado em Peaugres, na região de Auvergne-Rhône-Alpes, ele fica a quinze minutos de carro de Annonay e a uma hora e meia de Lyon

Este zoo, fundado em 1974 pelo Conde Paul de la Panouse, é uma das atrações turísticas mais visitadas do departamento da Ardèche. Para se ter uma ideia de sua popularidade, em 2022, o parque recebeu quase 387 mil visitantes, conforme informações do site natureetzoo.fr.  

Os guichês de entrada abrem às 9h30 e o zoo encerra suas atividades às 19h. Em 2024, os ingressos disponíveis no local custam 24,50 euros para crianças e 28,90 euros para adultos. Vale lembrar que crianças com menos de três anos têm entrada gratuita. Contudo, se você, como eu, gosta de economizar, organize-se e compre os ingressos online com uma semana de antecedência. O chamado “billet futé” custa 19,50 euros para crianças e 23,90 euros para adultos

Há outros pacotes que podem ser vantajosos para grupos maiores, além de atrações como a hospedagem em uma de suas cabanas “perchées”. Todavia, prepare o bolso, porque essa experiência pode ser bastante cara, por exemplo, a diária para um casal custa em torno de 400 euros.

Circuito de carro do Zoológico e Safari Peaugres

O circuito de carro começa da seguinte forma: ao sair da estrada principal, você encontrará uma via asfaltada com vários guichês de bilheteria. Após apresentar os bilhetes comprados online ou adquiri-los na hora, você terá duas opções: virar à esquerda para começar o circuito a pé ou seguir em frente para fazê-lo de carro.

Eu optei em começar minha visita pelo Safari de carro que tem uma duração média de uma hora. Durante esse percurso, você só pode descer na área dos elefantes, que é protegida por barreiras. 

Depois, para prosseguir com o passeio, todos devem permanecer dentro de seus veículos com os vidros fechados, pois começa o verdadeiro safári. A velocidade permitida é de 30 km/h, e é necessário ter paciência, já que os visitantes frequentemente param seus carros para fotografar e observar os animais. 

Na selva africana, é possível avistar gazelas, avestruzes, camelos, girafas, hipopótamos, rinocerontes brancos e zebras. Logo após, você passará pela área dedicada à América do Norte, onde poderá observar lobos brancos, ursos negros e bisões. No entanto, gostaria de avisar que, em minha primeira tentativa, não conseguimos ver nenhum urso!

Desse modo, minha família e eu decidimos fazer um segundo passeio antes das 18 horas, quando o tour de carro pelo safári é encerrado. Ao final do dia, os ursos decidiram finalmente dar as caras e se mostrar em peso. Foi um verdadeiro desfile! Alguns estavam até no meio da rua, o que, para mim, foi a oportunidade perfeita para tirar várias fotos e filmar o que parecia um verdadeiro espetáculo.

No circuito a pé do Safari Peaugres você vai ver de perto muitos animais que nem mesmo em um zoológico você teria a oportunidade de observar.

Circuito a pé do Zoológico e Safari Peaugres

O trajeto a pé começa com pelicanos e flamingos. A partir desse ponto, posso garantir que a lista de animais é extensa. Para não alongar demais o artigo, vou me ater a alguns detalhes. 

Muitos deles estão em uma área mais protegida, e para vê-los de perto, você precisa entrar em uma espécie de câmara com portas que impedem a fuga desses nossos amiguinhos. Entre os diversos contatos, você pode ficar próximo a araras, morcegos, corujas e, o que mais me impressionou, foram os cangurus, a apenas alguns centímetros de distância. É claro que, por razões de segurança, o parque mantém apenas os menores nesse espaço livre para os visitantes.

Se deseja ficar bem perto das girafas, basta subir alguns degraus e você estará lá! Existem dois pontos de observação: um está em frente ao belíssimo prédio da administração e o outro foi projetado como um castelo, próximo às cegonhas.

No quesito do mundo aquático, na “baie des otaries” temos os pinguim-do-cabo e as focas da Califórnia. O mais legal é que basta descer uns degraus e ver o fundo da piscina e o show está garantido. É imersão para todo lado!

Ao avançarmos para a área mais selvagem, chegamos à seção dos felinos. O que mais me impactou foi a presença de um túnel de vidro, onde você pode ver um tigre ou leão passando bem acima da sua cabeça a qualquer momento. No entanto, naquele dia, eles estavam bastante tranquilos e nada aconteceu.

Finalizei meu dia ficando cara a cara com os lêmures, que são primatas da ilha de Madagascar e com os animais da fazenda. 

No Safari Peaugres você vai ter um dia inteiro de aventuras. É diversão até mesmo para os adultos.

Show de alimentação dos animais

Reserve uns minutos de sua programação para acompanhar a alimentação de alguns animais: 

a) Durante a semana:

14h00 = panda-ruivo e lontras

15h00 = girafas

15h30 = répteis 

16h15 = guepardos 

17h15 = elefantes

b) Durante os finais de semana:

14h00 = panda-ruivo e lontras

15h00 = lobos-guará

15h30 = animais da fazenda de Léonie

16h15 = animais carnívoros do espaço “griffes et crocs” 

17h15 = elefantes

Foto da "Baie des otaries", onde ficam as focas e pinguins. Lugar incrível. Um espetáculo a parte quando os pinguins nadam para se refrescar.

Dicas valiosas 

A estrutura do parque é boa. O circuito a pé dispõe de três imensos estacionamentos, que são cobertos por grandes painéis solares. Tente escolher o mais próximo da entrada, pois na saída todos estarão cansados. 

Você encontrará várias placas sinalizadoras para ajudar na orientação, além de banheiros e restaurantes. Com exceção do toilette em frente à casa dos elefantes, que fica logo após a bilheteria, os demais são limpos e modernos.

Uma consideração importante é que almoçar no Safari Peaugres pode não ser a melhor opção. Além dos preços elevados, as opções de alimentação são restritas a lanches e refeições rápidas.

No dia da minha visita, a cafeteria que parecia ser a mais bem organizada, o Cap Fish, estava fechada. Acabei comendo no Aqua Snack, que fica ao lado do Safari Splash. Sendo bem sincera, eu experimentei o pior cachorro quente de minha vida nesse lugar. Portanto, leve seu próprio lanche e coma em um dos espaços reservados a piquenique. 

Além do mais, lembre-se do protetor solar e de ter consigo uma garrafa de água para se manter hidratado durante a visita. 

Uma informação adicional é sobre o Safari Splash, um local destinado para as criancinhas se refrescarem por no máximo 30 minutos. Embora não seja uma atração especialmente notável, ela está incluída no ingresso, o que pode ser interessante para quem estiver com muito calor. Assim, se for do seu interesse, leve roupas de banho, pois o uso é obrigatório nesse espaço.

Por último, meu conselho é não se preocupar com a hora de voltar. Em outras palavras, reserve um dia inteiro para explorar o lugar. Isso não é um exagero, pois o Safari Peaugres realmente é mais do que um zoológico na França.

Segue o mapa do parque! Mas, se quiser, acesse o site do zoo e você terá mais informações.

Você pode gostar de ler sobre esses outros passeios:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima