Se você ama bicicleta e vai viajar para a França, por que não juntar o útil ao agradável e pedalar como se fosse o Tour de France. Mas, sem a parte do cansaço extremo, claro? Passear por vinhedos, vilarejos encantadores e cidades históricas, tudo sobre duas rodas, é a melhor maneira de queimar as calorias dos croissants sem culpa. Então, vista sua melhor roupa de ciclista e prepare-se para descobrir que na França, pedalar é o novo “c’est la vie”!
É seguro andar de bicicleta na França?
Sim, geralmente é seguro pedalar na França, especialmente em cidades e regiões que são conhecidas por serem amigáveis aos ciclistas. O país tem uma boa infraestrutura para ciclismo, incluindo ciclovias dedicadas, sinalização adequada e respeito às regras de trânsito.
Em 2022, um estudo feito pelo Índice Global de bicicletas colocou 90 cidades do planeta em uma corrida para descobrir quais delas são os verdadeiros paraísos dos pedais.
Os avaliadores se basearam em critérios como a quantidade de ciclistas nas ruas, segurança, a qualidade das ciclovias, se o clima é favorável ou não, quantas bicicletas você pode pegar emprestado e quantos eventos de ciclismo acontecem em cada uma desses locais. Em resumo, eles descobriram onde você pode pedalar sem medo de ser feliz!
Embora não esteja entre os dez primeiros países da lista, cinco cidades francesas brilharam com ótimas posições no ranking. Strasbourg lidera o pelotão francês, conquistando o 11º lugar, seguido por Bordeaux, em 12º. Nice e Nantes também se destacaram, ficando em 27º e 28º lugares, respectivamente. E, claro, Paris, a icônica capital, pedalou até a 32ª posição. Essas cidades mostram que a França tem muitos destinos seguros e ideais para quem adora explorar o mundo sobre duas rodas.
Qual é a melhor época do ano para pedalar no país?
A melhor época para pedalar pela França é durante a primavera e outono, quando o clima é mais ameno e as paisagens estão exuberantes. Isso significa que, entre meados de março e meados de junho, assim como a partir do final de setembro, as temperaturas são agradáveis e ideais para longas pedaladas. Assim, você não vai sofrer com o calor excessivo do verão ou o frio rigoroso do inverno.
Além disso, é necessário considerar cada região individualmente. No Vale do Loire, por exemplo, há belas rotas para explorar. Porém, é fundamental saber que o seu rio pode transbordar no inverno e no início da primavera, o que torna essas épocas menos adequadas para ciclistas.
Se você pretende pedalar durante o inverno, opte por regiões onde o frio é menos intenso, como o sul da França. A Provence e a Côte d’Azur são destinos perfeitos para quem busca sol e temperaturas mais agradáveis nos meses mais frios. Nessas áreas, você pode desfrutar de belas paisagens e ainda evitar o tráfego turístico intenso do verão.
Por outro lado, nessa estação do ano, as regiões montanhosas, como os Alpes e os Pirineus, devem ser evitadas devido à neve e ao risco de estradas escorregadias.
Quais são os melhores roteiros de bicicleta na França para iniciantes?
Para iniciantes, o site France Vélo Tourisme oferece ótimos roteiros de bicicleta, pois permite a escolha de itinerários baseados em níveis de dificuldade. Assim, você pode escolher as melhores rotas, pontos de interesse e serviços ao longo do caminho, tornando o planejamento mais fácil e agradável para quem está começando.
Outra opção é contratar um guia (particular ou de grupo) que irá conduzir o seu passeio. Hoje em dia, as agências de turismo estão ficando criativas e capricham nas experiências mais diferentes e sob medida — e, claro, o ciclismo entrou nessa roda. O legal dessa aventura é que certamente você pode acabar fazendo novos amigos que também embarcaram nessa pedalada guiada!
Como alugar uma bicicleta na França?
Alugar uma bicicleta na França é tão fácil quanto pedir uma baguete! Primeiramente, confira se na cidade onde você vai se hospedar existe o serviço de aluguel de bicicletas públicas oferecido pela prefeitura. Em muitas cidades, você pode pegar uma bike em uma estação e devolver em outra, o que é ótimo para explorar sem se preocupar. Em Paris, por exemplo, temos o famoso Vélib’, com suas 1.475 estações espalhadas por Paris e Ile-de-France, e uma frota de 19.000 bicicletas, das quais 40% são elétricas – perfeito para subir aquelas ladeiras sem suar a camisa!
Se você está planejando uma pedalada mais longa ou quer conhecer uma região específica, as lojas de aluguel especializadas são a pedida certa. E para garantir que sua bicicleta esteja pronta quando você chegar, muitas dessas lojas, especialmente nas áreas turísticas como a Provence ou o Vale do Loire, oferecem reservas online.
Por fim, para alugar, é só levar um documento de identidade e estar preparado para deixar um depósito ou o número do cartão de crédito como garantia.
Quais são as melhores cidades ou regiões para pedalar?
Vamos começar pelas cinco cidades francesas “bike-friendly” e depois vamos acrescentar mais duas opções interessantes a lista:
1. Strasbourg
Além de ser famosa pelo seu encantador Mercado de Natal, que é um dos mais antigos e respeitados da Europa, Strasbourg também é a meca dos ciclistas. Com mais de 600 km de ciclovias e 6.000 bicicletas para aluguel, a cidade tem a maior rede cicloviária da França.
2. Bordeaux
Não só conhecida pelos seus vinhos de qualidade mundial e pela culinária deliciosa, mas também é um sonho para quem adora pedalar. Este ano, a cidade deu um upgrade na sua frota de bicicletas de autoatendimento, agora com 2.000 bikes, das quais metade são elétricas!
3. Nice
Se você prefere pedalar com uma vista espetacular do Mediterrâneo, Nice é a escolha certa! Além das suas praias e do charme da Promenade des Anglais, essa cidade tem ciclovias bem planejadas e um clima perfeito para pedalar praticamente o ano todo.
4. Nantes
Nantes é a cidade onde história e modernidade se encontram. Conhecida por sua arte pública, como as Máquinas da Ilha, e seus castelos deslumbrantes, Nantes também é super amigável para ciclistas. As ciclovias te levam desde o centro histórico até as margens do rio Loire, com muita arte, cultura e beleza pelo caminho.
5. Paris
E claro, Paris não poderia ficar de fora! Além de suas famosas atrações turísticas, Paris tem se tornado cada vez mais “bike-friendly”, com ciclovias que se espalham pela cidade. Quer uma dica? Pegue uma bicicleta e passeie à noite ao longo do Sena ou explore bairros charmosos como Le Marais.
6. Vale do Loire
Outra opção, que é famosa por seus majestosos castelos, é o Vale do Loire.
Se essa for a sua escolha, acesse a plataforma online chamada “La Loire à Vélo”. Tudo o que você precisa saber tem nesse site. Desde a lista de locadoras de bicicletas com o selo de garantia Accueil Vélo, até informações sobre serviço de reparação. Se desejar guardar sua bike ou seus pertences, isso não será um problema. Você vai encontrar armários seguros por lá também. Então, bora explorar esses castelos como um verdadeiro nobre… só que de bike!
7. Camargue
A região da Camargue, localizada no sul da França, é um lugar maravilhoso para explorar de bicicleta. Famosa por suas paisagens singulares, como pântanos, salinas, praias, e pela presença emblemática dos cavalos brancos e dos flamingos, a Camargue oferece um cenário único. Entre os principais pontos de interesse estão o Parc Naturel Régional de Camargue, a histórica cidade murada de Aigues-Mortes, a charmosa cidade costeira de Saintes-Maries-de-la-Mer, e as impressionantes montanhas de sal e lagoas em Salins d’Aigues-Mortes.