Você sabia que é possível conseguir óculos de grau grátis na França? A saúde dos olhos é tão importante quanto a de qualquer outro órgão do corpo, por isso é essencial consultar um oftalmologista regularmente como forma de prevenção. Além disso, usar óculos de grau faz parte desse cuidado, e é ainda melhor quando você não precisa arcar com custos elevados. Então, quer descobrir como obter os seus sem gastar nada? Leia este post!
Como obter óculos de grau grátis na França?
Na França, até mesmo quem não é um cidadão francês pode ganhar óculos de grau de graça – ou quase de graça! Primeiramente, você precisa estar registrado na Assurance Maladie e ter a Carte Vitale em mãos.
A Assurance Maladie é o sistema de saúde que atende quem vive na França. Com o seguro social, a população tem uma parte das consultas médicas, remédios, exames e até internações cobertas. E o melhor de tudo? Desde 2020, ele também cobre os custos com óculos de grau.
A Carte Vitale, por sua vez, é como um cartão de crédito, só que em vez de gastar, você economiza! Basta apresentar no médico, na farmácia ou na loja de ótica e os custos vão direto para a Assurance Maladie.
Outro ponto importante é ter uma Mutuelle, que é um plano de saúde complementar privado. Ela é especialmente útil se fizer parcerias com lojas de ótica. No meu caso, a Malakoff Humanis tem parceria com a ótica Generale d’Optique, o que foi excelente para mim, pois cobriu a parte que o sistema público não pagou.
Além do mais, a Mutuelle tem um custo bem acessível. Se você deseja mais detalhes sobre o sistema de saúde do país, leia o artigo aqui.
Por fim, marque uma consulta com o oftalmologista ou optometrista. Ao estar de posse da prescrição (ordonnance) compareça à loja de ótica de sua preferência.
Qual receita é necessária para obter óculos gratuitos?
Para obter óculos gratuitos, é preciso apresentar na ótica o original de uma receita dentro do prazo legal e emitida por um profissional registrado na França. Portanto, uma prescrição de um oftalmologista credenciado no Brasil, por exemplo, não será aceita para este benefício.
Os prazos de validade das receitas variam conforme o profissional que emitiu a prescrição, o tipo de lente e a idade do paciente. Se a sua consulta foi com um oftalmologista:</p>
a) para lentes corretivas:
- 1 ano para pacientes com menos de 16 anos
- 5 anos para pacientes entre 16 e 42 anos
- 3 anos para pacientes com mais de 42 anos
b) para as lentes de contato:
- 1 ano para pacientes com menos de 16 anos
- 3 anos para pacientes com mais de 16 anos
Se um optometrista emitir a receita, ela será válida por 2 anos para pacientes entre 16 e 42 anos.
Com que frequência posso adquirir novos óculos gratuitamente?
Segundo informações do site da Assurance Maladie, você pode renovar os óculos a cada 2 anos. Todavia, para menores de 16 anos, permite-se a troca anualmente.
Se a visão piorar, é possível renovar as lentes e a armação antes do prazo padrão de renovação. No entanto, você só pode fazer isso se respeitar o prazo mínimo de 1 ano.
Outra exceção ocorre em situações médicas específicas, como glaucoma ou degeneração macular relacionada à idade. Nessas hipóteses, você pode renovar a cobertura imediatamente, sem precisar esperar pelo período mínimo usual.
Posso ir a qualquer ótica para receber meus óculos de grau gratuitos?
Sim, todas as óticas devem oferecer uma opção totalmente coberta pelo sistema de saúde pública, garantindo acesso a produtos de qualidade sem custo adicional, independentemente da loja escolhida. Contudo, para obter uma cobertura maior, é aconselhável verificar com a sua Mutuelle quais estabelecimentos possuem parcerias. Ademais, fazer uma simulação do reembolso com o atendente da ótica de sua preferência ajudará a entender melhor o que será coberto.
Que tipos de óculos estão disponíveis nas óticas?
Segundo a Reforma 100% Santé, medida do governo para diminuir os custos da população com a saúde, as óticas devem oferecer:
a) Óculos para todos os tipos de problemas visuais comuns: Miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e ambliopia estão cobertos por esse benefício.
b) Variedade de armações para adultos: No mínimo 17 modelos diferentes, cada um disponível em 2 cores distintas.&amp;amp;amp;amp;lt;/p> <p style=”text-align: justify;”>c) Variedade de armações para crianças: Pelo menos 10 modelos diferentes, também em 2 cores distintas.
d) Lentes de qualidade: As lentes devem ser finas, anti-reflexo, anti-UV e anti-riscos.
É possível obter óculos de marca sem nenhum custo?
A possibilidade de obter óculos de marca sem custo adicional depende das suas escolhas, pois a regulamentação “100% Santé” estabelece limites para o benefício. Como resultado, foram criadas duas categorias, conforme descrito abaixo:
1. Classe A:
- Reembolso Total: É garantido pelo sistema de saúde pública e pela Mutuelle.
- Armações: Os modelos de armações devem estar dentro de um preço máximo estabelecido pela reforma, que é de até 30 €.
- Lentes: O reembolso cobre lentes com características específicas, como lentes finas, anti-reflexo e anti-riscos. Os preços das lentes também são limitados, mas podem variar dependendo das especificações.
2. Classe B:
- Tarifas Livres: Para os itens fora do regime 100% Santé, os preços são livres. Portanto, a cobertura é parcial, e o custo adicional pode ser coberto pela Mutuelle até um limite definido.
- Armações: As armações podem ter um custo mais elevado do que na Classe A, e a cobertura pela Mutuelle pode ser limitada a um valor específico, como até 100 € para armações.
Dessa forma, você tem de analisar se a marca de seu interesse está dentro desses padrões. Porém, para flexibilizar essa limitação, a regulamentação do 100% Santé permite combinar lentes de uma classe com armações de outra. Só para ilustrar, você pode optar por lentes da Classe A (com reembolso total) e escolher armações da Classe B (com preços livres), ou vice-versa.
Posso obter lentes de contato sem pagar?
Sim, é possível adquirir lentes de contato sem custo adicional se você atender a uma dessas seguintes situações:
a) Astigmatismo irregular
b) Miopia de 8 dioptrias ou mais
c) Estrabismo acomodativo
d) Afacia
e) Anisometropia de 3 dioptrias que não pode ser corrigida com óculos
f) Ceratocone
Conclusão (compartilhando minha experiência)
Não poderia deixar de concluir esse artigo sem compartilhar minha experiência. Quando fui à ótica, achei uma promoção incrível para um segundo par de óculos a um preço muito abaixo do normal.
Acabei pegando um óculos de grau da Vogue com lentes fotocromáticas e um de sol da Ralph Lauren com lentes corretivas e efeito gradiente. E para completar, coloquei lentes polarizadas em ambos. Claro, que tudo isso não seria gratuito, mas &amp;amp;lt;strong>o preço final (169,50 euros) ficou ótimo! Os custos foram extremamente reduzidos com a ajuda da Mutuelle, pois sem ela esse valor seria muito maior.
Sendo sincera, no Brasil eu nunca conseguiria comprar esses óculos por um preço tão baixo. Se você mora na França, aproveite essa sorte, pois nem todo lugar no mundo oferece óculos de grau grátis (ou quase a custo zero).